Bem-vindo > Conheça seus alimentos > Especiarias e condimentos > Ketchup ou molho de tomate: qual a diferença?

Ketchup ou molho de tomate: qual a diferença?

Por Carina

 O que é Ketchup?

Existe uma ideia conhecida de que o molho de tomate e o ketchup são semelhantes, em os pontos de vista.

Certamente, existem tomates nas 2 composições, mas é a sutileza em relação a receita que diferencia esses 2 acompanhamentos tão deliciosos. 

Vamos dar uma olhada nesses dois molhos e estudar as características e usos do molho de tomate e do ketchup.

Vamos lá! Vamos descobrir com a ajuda das papilas gustativas o lado oculto desses dois molhos vermelhos à base de tomate que nos deixam completamente viciados na riqueza de seus aromas e sabores!


O que é Ketchup?

O que é Ketchup?O Ketchup é um condimento agridoce que tem o tomate como ingrediente principal. É um dos molhos favoritos das crianças, mas também dos adultos.

Infelizmente, está relacionado ao fast food porque geralmente acompanha batatas fritas, e cachorros-quentes.

O ketchup muitas vezes anda de mãos dadas com a maionese ou mesmo a mostarda.

É um molho tão saboroso que é difícil ficar sem. 

A mistura de ingredientes da receita traz sabores doces e azedos.


As origens do ketchup

Originalmente, entre os ingleses, o ketchup era preparado com cogumelos como ingrediente principal, e chamado de ketchup de cogumelos. Este ketchup Inglês foi usado como base para preparar molhos.

Além disso, o ketchup de cogumelos ainda é consumido e outras variantes desde então também foram desenvolvidas com outros ingredientes, como cerveja, vinho branco ou mesmo alho e chalotas, etc.

Mais tarde, no século 18, os tomates substituíram os cogumelos dando origem ao Ketchup, a versão tradicional que todos conhecemos. 

Você deve saber que as cozinhas asiática e indiana sempre serviram esse tipo de mistura que também podem ser chamadas de chutneys com o mesmo aspecto de sabor doce e salgado na mesma preparação.

Ketchup é uma receita à base de líquidos temperados com especiarias e sal a gosto e que exige uma grande quantidade de tomates.

Esta receita possui açúcar suficiente, mas tem o gosto salgado. O vinagre ou ácido que é adicionado à receita dá um sabor azedo que a torna única.

A receita é servida fria na hora das refeições. Confundimos ketchup com molho de tomate sem saber a diferença culinária entre os dois.

Bem, uma das coisas que os diferencia é que o molho de tomate, ao contrário, é servido quente.


Qual é o gosto do ketchup?

Qual é o gosto do ketchup?O vinagre com notável acidez sofre fermentação,o que dá ao ketchup um sabor azedo com a nitidez de sal e especiarias.

Você deve saber que existem diferentes variantes de ketchup.

 


Os principais ingredientes básicos do ketchup

  • Tomate
  • Açúcar
  • Cebola
  • Alho
  • Sal
  • Especiarías de mostarda
  • Pimenta
  • Cravo

Os ingredientes mencionados acima variam de acordo com as receitas, exceto o ingrediente principal, o tomate.

É sempre o tomate que serve como ingrediente principal para a preparação do ketchup de tomate.


O ketchup industrializado é saudável?

O ketchup industrializado é saudável?O Ketchup é mais frequentemente vendido em garrafas, o que facilita na hora de servir e mantém uma boa conservação.

Deve-se saber que os ketchups industrializados, desde que não sejam consumidos em grandes quantidades, não são necessariamente ruins para a saúde.

No entanto, o ketchup pode conter em sua composição aromas e conservantes, e também o açúcar, o que permite que seja mantido por um longo tempo até 2 anos sem ser prejudicial à saúde.

O açúcar não terá necessariamente um impacto se for usado em pequenas quantidades, no entanto, se você fizer seu ketchup caseiro, poderá muito bem ficar sem esse aditivo, fazendo um ketchup sem açúcar.


As diferentes maneiras de servir ketchup

O Ketchup pode ser consumido sozinho ou para acompanhar um prato ou um ingrediente.

Também pode ser usado como intensificador de sabor em um molho para temperá-lo.

O Ketchup pode ser usado para facilitar o preparo de marinadas de carne para churrasco. Trazendo uma textura espessa ao molho, além de sabor e maciez a carne graças à sua acidez.

Graças à sua longa vida útil, é um ingrediente essencial para cozinhar e criar novas receitas.


O molho de tomate

O molho de tomateO molho de tomate é um acompanhamento que irá melhorar vários pratos quentes.

Ao contrário do ketchup, ele desenvolverá um sabor muito mais concentrado e doce de maneira sutil.

A preparação do molho de tomate resultará em uma textura quase líquida para que o molho possa aderir aos alimentos.


Os vários pratos tradicionais à base de molho de tomate

Após as descobertas de Cristóvão Colombo, o tomate foi importado para a Europa.

Foi em 1773 que um cozinheiro Napolitano teve a famosa ideia de adicionar molho de tomate à massa, uma vez que, mais tradicionalmente, a massa era comida apenas com queijo.

Hoje, os pratos mais famosos do mundo que estamos acostumados a comer com molho de tomate são principalmente pratos da culinária italiana, como macarrão à bolonhesa, canelone ou mesmo pizza marguerita.


Qual é o gosto do molho de tomate?

Qual é o gosto do molho de tomateO tomate tem cinco sabores diferentes: salgado, doce, azedo, amargo e umami. O molho de tomate tem três desses cinco sabores: doce, azedo ou umami.

O sabor do molho de tomate depende do estado de amadurecimento do tomate, independentemente da variedade de tomates. É essencial equilibrar o sabor ao preparar o molho de tomate.

Seja qual for a variedade de tomates, o tomate deve estar muito maduro. Mesmo que o tomate seja macio e não tão firme, é ideal para fazer molho de tomate.

O sabor do prato será muito diferente dependendo da culinária: Indiana, Asiática ou Continental.

Alto teor de água, interior macio, sabor de frutas, polpa fácil de cozinhar são características promissoras dos tomates para preparar um bom molho.

Nenhum agente espessante precisa ser usado para aumentar a espessura do purê ao fazer molho de tomate caseiro.

No entanto, a consistência é um fator importante na preparação do molho de tomate. Deve ser líquido e consistente.

Se você escolher bons tomates maduros, não precisará adicionar açúcar, ao contrário de alguns molhos de tomate adocicados que podem ser encontrados no mercado para compensar a qualidade inferior sem sabor e sem maturação.

O sabor forte do molho de tomate é apenas devido aos tomates e não a outros ingredientes.


Principais ingredientes para o molho de tomate tradicional tomate

Ingredientes

  • Extrato
  • Tomates em cubos
  • Pimenta
  • Alho fresco
  • Pimentão
  • Salsa
  • Azeite
  • Folhas de manjericão
  • Oregano

Caldo de legumes ou carne pode ser usado para diluir o molho e dar ao molho de tomate alguma consistência.

Ao contrário do ketchup, nem vinagre nem açúcar são adicionados ao molho de tomate. Às vezes você pode adicionar uma pitada de açúcar para corrigir a acidez dos tomates, mas será de forma sutil se o tomate tiver sido bem escolhido.


A consistência do molho

O molho, de acordo com as diferentes cozinhas do mundo, é influenciado pelo preparo de um roux que traz a consistência espessa. O roux é a mistura de gordura derretida e farinha antes de adicionar os tomates.

Este roux é geralmente usado para fazer um béchamel por exemplo.

O roux é opcional em uma receita caseira de molho de tomate. O espessamento do molho é obtido com a carne macia do tomate cozido.

enlightenedAo cozinhar macarrão, você pode adicionar água de macarrão com amido ao molho para o encorpar e para que o molho possa se misturar uniformemente com o macarrão, sem sobrar uma placa de molho no fundo da panela.


Os molhos de tomate têm gosto de ketchup?

Obviamente, a partir da composição de seus ingredientes que vimos acima, o sabor do molho de tomate é muito diferente do ketchup.

O molho de tomate que conhecemos tem um sabor de tomate muito mais natural, temperado com ervas como tomilho, orégano e manjericão.

Enquanto o ketchup tem um sabor mais forte e concentrado, temperado com uma mistura de especiarias.

E então o que amamos no ketchup é sua característica particular como um condimento agridoce.

Acabamos de ver que o tempero faz toda a diferença entre o molho de tomate e o ketchup.


Comparação entre molho de tomate e ketchup

Os dois molhos realmente diferem em seu método de preparo, em seus ingredientes principais, seu armazenamento e a maneira como são consumidos.

A vida útil do ketchup é melhorada pela adição de conservantes, ao contrário do molho de tomate que não contém nenhum. O molho de tomate comprado no mercado só pode ser mantido por no máximo 3 dias em local fresco, enquanto o ketchup pode ser facilmente mantido por 2 anos.

O sabor picante do ketchup também o torna adequado para condimentos, mas não para pratos. Portanto, é apreciado quando consumido em pequenas quantidades.

O molho de tomate acompanha pratos quentes, o que não é o caso do ketchup, que é ingerido frio.


A receita de molho de tomate para conservas

A receita de molho de tomate para conservas

Ingredientes:

  • 2kg5 de tomates esmagados frescos ou enlatados
  • 5 colheres cheias de azeite
  • dentes de alho
  • um pouco de manjericão
  • sal/pimenta

Preparação

  • Um pouco de azeite no forno holandês para esquentar. Adicione o alho, sal, pimenta, que você fritará por 5 minutos em fogo médio.
  • Adicione os tomates e cozinhe em fogo baixo por pelo menos 3 horas para desenvolver aroma. No final do cozimento, adicione o manjericão.
  • Esterilize alguns frascos para sua preparação e encha-os com molho de tomate sem espirrar nas bordas. Não encha até a borda, deixe 2 cm e certifique-se de que as bordas dos frascos estejam limpas com um folha de papel toalha
  • Tudo o que você precisa fazer é fechar os frascos e esterilizá-los, deixando-os cobertos com água por pelo menos 1 hora e 30 minutos, cozinhando em fogo médio. Não hesite em colocar um pano de prato no fundo da panela para evitar que os potes batam um no outro durante o cozimento.

Conclusão

Diferentes fatores determinam a consistência, espessura, sabor do molho de tomate e do ketchup.

Uma coisa é certa, você não pode ficar sem molho de tomate ou ketchup porque o sabor deles é muito especial! Eles combinam tão bem com nossos pratos tradicionais que tanto amamos.

Ambos oferecem múltiplas variações para realçar os pratos e dar-lhes sabor.

O ketchup, graças à sua longa vida útil, é um produto que você pode facilmente ter em mãos para cozinhar.

Quanto aos molhos de tomate, basta prepará-los em casa e esterilizar alguns potes para ter estoque com antecedência.

Comentários sobre Ketchup ou molho de tomate: qual a diferença?

Deixe um comentário

Nós nunca passamos seu e-mail para ninguém